Quais são as funcionalidades dos softwares?
Como mencionamos, há diferentes softwares de agricultura de precisão. Uma característica importante em um sistema de AP é o georreferenciamento. Por meio de uma referência visual do espaço, é mais prático analisar detalhes que mesmo dados numéricos sobre o desempenho da lavoura podem não fornecer. Veja alguns exemplos. Mapas de desempenho mecânico
Os equipamentos realizam função relevante no agronegócio. Não é suficiente analisar o trabalho feito nas melhores condições, é preciso ainda considerar possíveis falhas.
Por meio de software, podemos analisar o desempenho em um terreno. Assim, alguns sistemas disponibilizam mapas de temperatura do motor, em que se observa em que lugares foram exigidos maiores esforços dele e em quais ele se saiu bem. Também vale para o mapa que analisa combustível.
O mapa de paradas e eventos também é uma boa opção. Se for necessário realizar uma parada, o operador pode registrar o motivo no painel. O sistema captura essas informações também com a hora, duração e local. Dessa maneira, podemos manter um controle mais preciso sobre o período de abastecimento, manutenções, refeições, substituição de operadores.
Lembre-se de que uma boa gestão deve aproveitar bem o tempo dispendido e o custo nas manutenções dos equipamentos, para que os gastos não se transformem em prejuízo. Mapas para gestão de pulverização
A pulverização é da máxima importância para que a produção da lavoura seja bem-sucedida. Com um software inteligente, podemos facilitar o gerenciamento do processo.
O software pode disponibilizar mapas inteligentes, que tomam como base os limites geográficos em que as plantações se desenvolvem.
O mapa de volume permite comparar o volume aplicado com o volume planejado de pulverização, ou seja, você compara o volume ideal com o volume real.
A visualização geral da área de pulverização e uma escala que realça os volumes aplicados possibilitam a identificação de eventuais falhas entre planejamento e execução (tudo calculado em litros por hectare). Destacam-se ainda os mapas que revelam a faixa de horário e a velocidade da pulverização.
O mapa da faixa de horário permite avaliar pontos diversos, como a compatibilidade entre os horários executados e os planejados e a jornada de trabalho dos operadores.
O mapa de velocidade permite analisar se houve lentidão ou rapidez na pulverização. A velocidade influi na dimensão das gotas e em sua deriva, que representa desperdício.