Quais são as vantagens de migrar para a nuvem?
A migração para a nuvem possibilita que uma empresa aproveite algumas vantagens estratégicas básicas e fundamentais. Entenda a seguir quais são elas e de que maneira elas podem ser importantes para a realidade de um negócio. Acesso
O acesso é o ponto principal de diferença e que traz uma grande vantagem: enquanto no modelo local você só pode acessar o software pelo computador em que ele está instalado, em nuvem, é possível acessá-lo de qualquer lugar.
A ideia de acesso remoto é fundamental para trazer mais praticidade e produtividade, sem precisar ocupar espaço em disco rígido e, consequentemente, limitar o usuário.
Além disso, muitos softwares em nuvem permitem acesso em diferentes aparelhos, não limitando o usuário ao uso em computadores. Smartphones e tablets também podem ser uma opção, reforçando a ideia de praticidade no uso da aplicação. Esse modelo também é de grande importância ao home office, cada vez mais comum nas empresas. Segurança
Em um software local, a segurança depende, basicamente, do nível de proteção do computador. Se ele está exposto, pode ser fácil roubar dados que estão em uso naquela aplicação. Além disso, qualquer problema técnico com o disco rígido pode colocar informações em risco, impedindo o acesso ao software e aos dados estratégicos.
Já em um software em nuvem, esses problemas são afastados. Toda a informação é salva em um local de rede remoto, ou seja, na própria nuvem. Assim, independentemente de onde o software é acessado, esses dados serão carregados e estarão disponíveis ao usuário. Problemas técnicos ou ataques a um computador não garantem que hackers poderão acessar essas informações. Economia
O software em nuvem demanda muito menos infraestrutura do que um software local. Não é necessário montar uma rede local ou ter computadores com configurações altamente complexas. Qualquer máquina de trabalho está capacitada a acessar essa plataforma, de qualquer lugar, permitindo uma rotina de trabalho comum.
Por isso, a migração raramente exigirá a aquisição de equipamentos, nem mesmo demanda esforços muito grandes da equipe de TI. Tudo é rápido, mais barato e altamente prático.