Veja como construir uma RFQ eficaz
No Brasil, a RFQ é mais utilizada por empresas que seguem o processo de compra formado pelas etapas de solicitação, cotação e ordem de compra. Confira o que é preciso para construir esse documento utilizado para a pesquisa de preços e condições. Entenda a necessidade do negócio
O passo mais importante na elaboração de uma RFQ eficaz é entender o que é preciso comprar. Isso significa conhecer as necessidades da empresa para a utilização de um determinado produto ou serviço. Dessa forma, será possível elaborar o documento sobre o que é realmente necessário.
Se continuarmos com o exemplo do CRM, existem ferramentas extremamente completas no mercado, que oferecem inúmeras funcionalidades. Entretanto, antes de enviar a solicitação aos fornecedores, é preciso compreender se a ferramenta atende ou excede as necessidades do negócio, ou ainda, se será necessário realizar uma customização nesse produto.
Muitas vezes a empresa pode perceber que ela precisa de uma ferramenta de CRM completa. Em outras, ela pode avaliar que um módulo do ERP é o suficiente para atender as suas atividades. Quando ela tiver essas definições bem claras, poderá seguir para a construção da RFQ.
Portanto, perceba a importância de avaliar a necessidade do negócio antes de elaborar a solicitação de cotação, pois com base nesse conhecimento é mais fácil realizar um descritivo para o fornecedor para obter as condições necessárias para aquele produto em especial.
Preparação e envio do documento
Basicamente, a RFQ é um documento simples, pois pode, inclusive, ser feita em uma planilha eletrônica. O importante é que ela contenha a requisição bem especificada para que o fornecedor entenda qual é o objetivo da solicitação.
É importante dizer que também deve ser feito um levantamento para selecionar os fornecedores mais indicados a receber esse documento, além de realizar um acompanhamento sobre esse processo. O objetivo é identificar se há dúvidas, se o documento foi recebido e cuidar para que o prazo de resposta seja respeitado. Preparação e envio do documento
Basicamente, a RFQ é um documento simples, pois pode, inclusive, ser feita em uma planilha eletrônica. O importante é que ela contenha a requisição bem especificada para que o fornecedor entenda qual é o objetivo da solicitação.
É importante dizer que também deve ser feito um levantamento para selecionar os fornecedores mais indicados a receber esse documento, além de realizar um acompanhamento sobre esse processo. O objetivo é identificar se há dúvidas, se o documento foi recebido e cuidar para que o prazo de resposta seja respeitado.