Mudanças da pandemia na maneira como as pessoas vivem e trabalham
A pandemia gerada pela Covid-19 mudou muito a dinâmica da vida das pessoas. Logo de início, foi necessário instaurar o isolamento social como regra, e muitas companhias tiveram que se adaptar ao home office, com suas equipes distantes e se comunicando via softwares. O cenário de instabilidade e medo causou perdas de negócio e crises, contudo, também gerou alguns impactos que podem ser considerados positivos. A pandemia ajudou a revelar algumas tendências e acelerar outras no mundo tecnológico. Por exemplo, a necessidade de um sistema de gestão se tornou ainda mais forte, visto que as empresas precisavam de integração e comunicação para prevenir fragmentação e silos. Assim, o compartilhamento de arquivos se tornou um padrão para que o trabalho do dia a dia continuasse.
Nesse sentido, a computação em nuvem também se destacou como uma inovação importante. Ela permitiu o acesso remoto, a distância, por parte dos colaboradores, bem como o compartilhamento e a colaboração. Além disso, a cloud viabilizou a busca por segurança, com estruturas mais robustas para lidar com as ameaças.
Em geral, as empresas precisaram potencializar a comunicação, uma necessidade que também se tornou comum para as pessoas em suas vidas privadas. O isolamento afastou amigos e familiares, por isso, criou a demanda por diálogos e interações via internet. Nesse sentido, as soluções que estabelecem essa conexão cresceram e se tornaram cruciais.
Da mesma forma, tecnologias emergentes, como a automação de processos, continuaram relevantes. A maturidade digital das companhias realmente ajudou a passar pelos momentos mais difíceis de 2020, com tecnologias poderosas de suporte, como a inteligência artificial, a internet das coisas, a manufatura aditiva, blockchain etc.
Para 2021, veremos uma continuação do que foi relevante em 2020. A tendência das pessoas a comprarem via internet e encomendarem produtos personalizados provavelmente continuará forte. Nas organizações, o foco em cloud, em centralização e integração, em colaboração e em flexibilidade das operações deve ser padronizado e incorporado no fluxo de trabalho.