Falta de planejamento
Esse planejamento envolve vários aspectos, desde a seleção do melhor software até o tempo que será gasto na implementação dele. Esse tempo envolve o período na análise e seleção do melhor produto, passando pelo preparo de toda a equipe para receber a inovação, chegando à implantação propriamente dita e ao monitoramento de seu uso.
Decisão unilateral
Geralmente, a decisão sempre vem de “cima para baixo”. Mas é importante, antes da decisão final, entrar em contato com toda a equipe (os usuários finais) para ouvir sugestões e sondar as necessidades e o estado de espírito diante da mudança. Despreparo da equipe
Se a equipe não é preparada, psicológica e tecnicamente, os riscos de falha na implantação de sistemas podem se concretizar. Sem o devido treinamento, os usuários não conseguirão trabalhar com a nova solução, mesmo que ela seja prática e eficiente.
Deve-se levar em conta que, por mais que uma tecnologia seja avançada, ela precisa da participação efetiva dos funcionários. Muitas vezes, considera-se que o sistema não funciona quando, na verdade, os funcionários não foram treinados adequadamente para mexer com ele.
Não estruturação na migração de dados
Outro motivo de fracasso é a desconsideração com backups e migração de dados. É comum que as empresas trabalhem com planilhas do Excel, e a falta de uma organização desses dados, bem como a definição de como será feita essa migração, tendem a gerar problemas.