Como um ERP pode melhorar a gestão financeira?
Um sistema de gestão integrado eficiente é muito capaz de otimizar o setor financeiro de uma empresa, tornando-se um catalisador de boas decisões monetárias. Para atuar com as finanças corporativas do melhor modo possível, é essencial que as operações estejam unificadas e as informações estratégicas continuem à disposição do gestor.
Nessa perspectiva, o ERP permite ao gestor que os recursos do negócio fiquem protegidos e seja possível tomar decisões com melhor eficiência . Sendo assim, essa tecnologia de gestão promove e garante processos mais condizentes com a realidade da companhia e mais aderente às suas metas financeiras.
Veja a seguir como o ERP pode melhorar a gestão financeira empresarial. Investimentos
As ações estratégias da empresa também são de responsabilidade do setor financeiro, ou seja, entender quando, como e onde aplicar recursos, além do capital total disponível, são determinações que geram impactos nas operações da companhia de forma direta.
Com a utilização do sistema ERP, é possível identificar uma série de variáveis referentes às decisões de investimento de modo simples, confiável e rápido. Quando falamos da área de produção, por exemplo, o valor da matéria-prima e a procura de mercado podem ser averiguados conforme a sazonalidade, permitindo, dessa maneira, uma perspectiva mais íntegra dos ciclos posteriores.
Cadeia de suprimentos
Em relação ao setor de produção, é interessante dizer que as decisões de suprimentos também estão ligadas à gestão financeira. Quando o fluxo de caixa se encontra totalmente automatizado, você tem a possibilidade de entrar em negociação com seus fornecedores, o que pode render economias muito boas para a sua empresa.
Além disso, os gastos de estoque sob controle apontam que a depreciação está sendo monitorada de maneira coerente, e que a organização de escoamento continua eficiente. Assim, é de competência do gestor financeiro, amparado pelas inovações tecnológicas, inspecionar a eficácia das operações.