Reduz a rotatividade A rotatividade de funcionários não é amiga da produtividade, nem da economia. Também é conhecida como turnover. Consiste na entrada e saída de colaboradores com recorrência dentro de uma empresa.
Geralmente, isso ocorre por motivos de insatisfação do funcionário ou do gestor. Se o colaborador fica insatisfeito com o trabalho, sai logo da empresa. Se o patrão se desagrada do trabalho dos funcionários, demite-os com facilidade.
Para solucionar esse problema, é fundamental ser mais preciso no processo de recrutamento e seleção, de modo a contar com profissionais que realmente correspondam ao perfil desejado e não precisem ser substituídos. E já mostramos como o software de gestão de processos é valioso nesse contexto.
A tecnologia também pode ajudar a empresa na montagem de programa de benefícios que atendam às necessidades dos funcionários, deixando-os satisfeitos. Os benefícios podem envolver uma boa remuneração, plano médico/odontológico, bônus (em dinheiro ou em outra forma, como dias de folga, viagem, ajuda para comprar algum bem, prêmio por melhor desempenho), reconhecimento público e assim por diante.
Quando ambos estão satisfeitos (a empresa e o empregado), a rotatividade cai a um nível muito baixo. Isso reduz custos para a empresa, melhora a produtividade e a imagem dela no mercado. Otimiza o desenvolvimento do profissional
O Human Capital Management se propõe a trabalhar o que cada colaborador tem de importante para oferecer à empresa, pois cada pessoa tem suas próprias habilidades, seu próprio valor.
É relevante que o setor de RH invista em treinamentos e cursos, pois a aprendizagem estimula os funcionários e abre novas oportunidades para eles. Eles poderão, inclusive, se destacar mais dentro de seu cargo a partir dos novos conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades.
É importante aproveitar os meios mais fáceis para levar novos conhecimentos aos funcionários. E, então, mais uma vez, o software de gestão de processos pode ser um diferencial. Os recursos visuais e auditivos, por exemplo, propiciam uma assimilação ágil e eficiente de informações, bem como a nova tendência em aprendizagem: a gamificação.